quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Anemia vira Leucemia?

Afinal, anemia vira leucemia? Esta pergunta é feita por dez entre dez pacientes que procuram o consultório de um hematologista quando lhes é apresentado o diagnóstico de anemia. De modo geral, a resposta é NÃO. Para ser mais preciso, a resposta é: uma anemia carencial NUNCA vira uma leucemia. O problema, portanto, está em entender que anemia é uma alteração laboratorial que pode vir acompanhada de sintomas como fraqueza, sonolência, mialgia, queda de cabelos ou unhas quebradiças, entretanto não é um diagnóstico preciso. Sempre que o paciente apresentar um quadro de anemia, torna-se fundamental investigar a causa desta anemia. A grande parte delas (mais de 90%) são as chamadas anemias carencias, por falta de ferro, ácido fólico ou vitamina B12, seja por baixa ingesta ou perda através de sangramentos. Uma vez firmado este diagnóstico, a anemia pode se agravar e até necessitar transfusão sanguínea (o que popularmente é conhecido como anemia profunda), porém a causa continuará sempre sendo a perda de nutrientes, portanto esta anemia nunca vira leucemia. Outras anemias, como as genéticas, por deficiência hormonal (hipotireoidismo) ou insuficiência renal tambem não viram leucemia. Esta confusão, entretanto, tem sua explicação: alguns tipos de leucemia dão como primeiro sinal uma anemia; ou seja, ou esta anemia não foi investigada ou recebeu um diagnóstico impreciso, por alguns dias ou semanas este paciente é tratado com vitaminas, porém desde o início já havia evidências de alteração na medula óssea. É isto que diferencia uma anemia que pode ser leucemia das outras. Na investigação, se a dosagem das vitaminas estão normais, e não há sinal de patologia em tireóide, rim ou fígado, torna-se vital pensar numa anemia por doença da medula óssea. Aí poderemos dizer, com certeza, se já há o diagnóstico de leucemia, ou se o paciente apresenta uma anemia pré-leucemia (as chamadas síndromes mielo-displásicas) que falaremos mais na frente. Por hoje é só, até a próxima.
SIGA NOSSA NOVA PÁGINA NO INSTAGRAM @CLINICAHEMATODRLUISCLAUDIO

33 comentários:

  1. Adorei essa matéria, isso me traquilizou bastante, pois estou com anemia profunda e saber disso me fez bem, obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Muito, muito, muito mesmo obrigada pelas suas palavras precisas e diretas, estou com anemia grave, com tudo quanto tem direito de deformidades e problemas nas células, saber que não virará uma leucemia deu muito alívio! Só não consigo entender, por que depois de várias injeções na veia de ferro aliadas a doses via oral por mais de um mês, me tratando, agora a anisocitose ficou acentuada... Não sei por que piorou ao invés de melhorar... Abraços, Kátia.

    ResponderExcluir
  3. Kátia, gostaria de saber sobre vc,
    a respeito de sua anemia, se vc já melhorou e tal, pois tive uma experiencia muito grande tbm. Se nao tiver melhorado entre em contato comigo.
    alves.val.go@hotmail.com
    Valdeci -Ceres Go
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. oi, tenho anemia e já tive que fazer transfusão de sangue 2 vezes mas com espaço de 3 anos agora estou pior, não consigo me recuperar como direito, durmo bem mas mesmo assim estou fraca e não consigo nem trabalhar. Fiz outro exame de sangue e minha anemia está muito forte ainda, estou com medo porque as vezez pareçe que vou desmaiar, não ando sozinha mais e o médico não sabe me dizer o porque dessa anemia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola amiga, agora o que te aconselho é procurar o nosso Salvador Jesus que só ele vai te dar essa cura, por que tem coisas que só JESUS faz...Procura a Igreja Pentecostal Deus é Amor, lá é o nosso pronto socorro.

      Excluir
    2. Olha o melhor é procurar um hematologista ...Meu filho sempre acusou anemia mas na verdade ele tem talassemia e a médica passava ferro e no caso dele o ferro não é bom agora troquei de médico ai q descobri isso e vou ir no hematologista..

      Excluir
  5. gostei muito do conteudo desse documentario. parabenés, isso deixa claro q a ideia d q a anemia vira leucemia é mito, sendo assim muitas pessoas ficaram tranquilizadas encluisive eu.

    ResponderExcluir
  6. Otimo documentario, assim pessoas portadoras de anemia profunda ficam tranqüilos em saber que anemia profunda não vira leucemia.

    ResponderExcluir
  7. Adorei esse documentário pois tirou minhas dúvidas. Estava preocupada.

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito de saber disso!!!Agradeço, eu não sei o que tenho ao certo, tenho todos esses sintomas e mais um pouco mas espero que seja anemia mesmo do que leucemia!!!

    ResponderExcluir
  9. CRIZETE DIZ:ESPERO Q SEJA MESMO,POIS TENHO ANEMIA E SEMPRE TRATANDO... TOMO OS REMÉDIOS QDO FAÇO OS EXAMES;ANEMIA TA LÁ. AS PESSOAS ME DIZ Q PODE VIRAR LEUCEMIA.

    ResponderExcluir
  10. É uma doeça silênciosa e complicada porque as pessoas podem pensar que é preguiça e deixar passar, quando os sintomas começam a ficar mais grave aí sim procuram um medico,podendo a anemia já estar em um estágio avançado. Várias são os motivos , porém não entendo o porque fazemos o tratamento e ficamos curados e mesmo nos alimentando de maneira adequada ela infelizmente volta.

    ResponderExcluir
  11. Eu te peço muito obrigado , adorei saber que anemia não vira leucemia. tenho uma amiga qe tem anemia e eu estudo mt pra ter as melhores informações para ella . obrigada de novoo !!

    ResponderExcluir
  12. maryfernandes2009@hotmail.com29 de novembro de 2011 às 04:23

    as vezes é melhor ter uma segunda ou terçeira opinião médica,pois médicos não são DEUSES ,tbem errão,as vezes o tratamento não esta sendo adequado,digo isso com conhecimento de causa ,pois quase perdi um filho de 4 anos , dois médicos me dizião que era anemia ferropriva,e eu tratava e meu filho se alimentava com comidas saudáveis,até que eu troquei de médico,mas isso meu filho ja estava morrendo num hospital,armei um barraco,e eu mesma chamei um outro médico,que detectou esferocitose congênita,hj vive bem se tratando com medicação e alimentação correta.espero que essa informação possa ajudar alguém,bjos.

    ResponderExcluir
  13. Estava preocupada, pq meu exame detectou anemia profunda. Só de saber que não vai virar leucemia, me tranquiliza.

    ResponderExcluir
  14. Gostei das infomaçoes pois estou tratando de uma animia profunda onde ja me desesperei pois o medico me deu susto tão grende que fiquei uma semana sem dormi de tanto medo ja tenho 50 anos trato de tiroide e um mioma agora pra fexar o pacote esto com problema renal

    ResponderExcluir
  15. as informaçoes são otimas..porem ainda fiquei preocupada por que tenho anemia profunda...comecei i trtamento medicamentoso...e se a causa for grave e o medico não identificar e diagnosticar corretamente? tenho medo de passar muito tempo acometida de anemia e a causa ser medula?

    ResponderExcluir
  16. eu tenho leucemia mais não quero falar com ninguem pois tenho medo de ser regeitada quero saber se tem como eu me curar obg

    ResponderExcluir
  17. Obrigada!!
    Precisava muito ler isso, ja estava ficando muito mal..
    Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  18. Minha mãe tem manchas vermelhas (como queimaduras) na língua que somem e aparecem com ou sem medicamento. O médico receitou sulfato ferroso por dizer que há falta de ferro. Já ouvi dizer que essas manchas são sinal de leucemia. Gostaria de esclarecimentos.


    Att.: Camila.

    ResponderExcluir
  19. Nossa! Que alivio...
    Att: maiara

    ResponderExcluir
  20. Nossa que alívio, pois eu estou com anemia profunda e ja trato faz quase um ano, tomei ferro endovenoso por 1 mês e meio e não adiantou muito, fiz o tratamento oral por 6 meses, porém ainda não deu resultado.. Mas agora fiquei mais tranquila por saber que anemia por carencia não vira leucemia!

    Att: Kamila Gazetta

    ResponderExcluir
  21. Estou com anemia por falta de ferro e me despreocupou bastante saber que não pode virar leucemia.
    Muito Obrigada pelas palavras
    Beijos.

    ResponderExcluir
  22. Fabiana segunda, 21 de outubro de 2013

    Nesta última sexta-feira do dia 18 levei meu hemograma para minha médica avaliar...e descobri que estou com anemia profunda e tive também esta mesma reação que muitos, imaginei que pudesse virar leucemia, mas ela me adiantou se eu não fizer o tratamento direitinho e comer muitos nutrientes rico em ferro terei que me internar e fazer uma transfusão...farei é claro pois tenho três filhos e não penso na hipótese de ficar longe deles...

    ResponderExcluir
  23. Doutor eu estou com anemia , na realidade tenho anemia desde 18 anos e ja tenho 27 e contunuo com a anemia porem fiz alguns exames como tireoide e deu tudo normal estou tomando sufato ferroso , gostaria de saber se pode sim ser sinal de uma doença mais grave por favor me ajude

    ResponderExcluir
  24. Obrigado pelo post... estava ficando preocupada!

    ResponderExcluir
  25. Até q enfim encontrei uma resposta coerente ao que eu já imaginava.
    Obrigada pelo post.

    ResponderExcluir
  26. Amor de volta
    Trazer meu ex de volta urgente
    Trazer meu ex de volta urgente
    Diga pra voce mesmo o nome do unico rapaz ou moça com quem voce gastaria de estar (tres vezes)... pense em algo que queria realizar na próxima semana e repita pra você mesmo (seis vezes). Se voce tiver um desejo repita pra voce mesmo ( vem ca anjo de luz eu te invoco pra que desenterre de onde na estivrt ou com quem na estiver e faça ela me telefonar ainda hoje , apaixonada e arrependida, desenterre tudo que esta impedindo que na venha pra mim afaste todos aqueles que contribuíram para o nosso afastamento e que ela nao pense mais em outros somente em mim. 1ue ela me felefone e me ame. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre da certo. Amem...) publique esta simpatia por tres vezes em in forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48 horas voce tera uma li da surpresa , beijos ainda esta noite de madrugada teu amor dará conta de que te ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas da manhã esteja preparada parA o maior choque da sua vixa ! Se romper esta corrente tera ma sorte no amor







    ResponderExcluir
  27. Olá estou com anemia muito forte e estou preocupada a dúvida é anemia por falta de ferro pode me trazer consequências maior .

    ResponderExcluir
  28. Tenho anemia desde criança mas também desde fasso o tratamento gostaria de saber qual a chance de ter um filho e se esse filho possa vir com alguma doença tomo a cada três meses uma injeção de vitamina b12

    ResponderExcluir
  29. Tenho anemia desde criança mas também desde fasso o tratamento gostaria de saber qual a chance de ter um filho e se esse filho possa vir com alguma doença tomo a cada três meses uma injeção de vitamina b12

    ResponderExcluir
  30. Fui diagnosticado com Herpes há 2 anos e tentei todos os meios possíveis para obter a cura, mas sem sucesso, até que vi um post em um fórum de saúde sobre um Herbal Doctor (Dr. Akhigbe) que prepara fitoterapia para curar todos os tipos de doenças como Herpes, no começo eu duvidava, se era real, mas decidi experimentá-lo, quando entrei em contato com o Dr. Akhigbe através do seu e-mail: drrealakhigbe@gmail.com ele me guiou e preparou um remédio herbal e me enviou através de correio Serviço de entrega, quando recebi o pacote (fitoterapia) Ele me deu instruções sobre como consumi-lo, comecei a usá-lo conforme as instruções e parei de receber surtos e as feridas começaram a desaparecer, você poderia acreditar que estava curado desse vírus mortal dentro de duas a três semanas e percebe mudanças no meu corpo. Dias de uso deste remédio, não pude acreditar na cura a princípio, até que eu veja como meus HERPES são limpos como mágica O Dr. Akhigbe também usa seu remédio herbal para curar doenças como HIV, HERPES, CÂNCER, ALS, DOENÇA CRÔNICA, FRIO COMUM , DOENÇA CARDÍACA, LÚPUS, ASMA, LEUCEMIA, DIABETES, HEPATITE A E B.ECZEMA, DOR DOR, INFECÇÃO EXTERNA, ASMA, EPILEPSIA, AVC, DOENÇA, ACME. DOENÇA DE PARKINSON etc Entre em contato com este excelente médico de ervas hoje em dia o pai da cura de raízes à base de plantas. via e-mail: drrealakhigbe@gmail.com ou whatsapp ele +2348142454860 e seja curado permanentemente Ele é real ... site: https: drrealakhigbe.weebly.com

    ResponderExcluir